Ouvir música ajuda ou atrapalha na produtividade?

Hoje em dia ouvimos música por tudo o que é canto. Seja no trabalho, no carro, na escola, num centro comercial em qualquer outro sitio estamos sempre a ouvir música. Parecendo que não isso contagia-nos, faz-nos quer ouvir mais e mais.

Eu por exemplo, já não dispenso do meu leitor de músicas do telemóvel e do Spotify. Sempre que posso lá estou eu com os fones nos ouvidos a ouvir música. Mesmo quando estou a estudar ou a fazer um trabalho
Pessoalmente conheço várias pessoas que ouvem música enquanto trabalham, seja para relaxar ou para melhorar o foco. A questão aqui é: será que ouvir música ajuda ou atrapalha?


Segundo um estudo, existe uma hipótese de que a música está relacionada com um antigo comportamento de sobrevivência. Este estudo foi realizado com 96 crianças, de 4 anos, e revelou que as crianças são mais colaborativas após cantarem e dançar juntas. Como somos animais sociais, que dependem do trabalho em grupo, esse estudo dá à musica um papel importante na sobrevivência da espécie.

E o que isso tem a ver com produtividade? Perguntam vocês. Bem, o nosso cérebro liberta dopamina neurotransmissor, que causa prazer quando realizamos algum comportamento de sobrevivência. E por isso, também liberta dopamina quando ouvimos música.

Além disso o cérebro também nos recompensa quando conseguimos antecipar alguma coisa - sim ele prevê o futuro que também é um comportamento importante para a sobrevivência. Como as músicas possuem métricas e harmonias comuns, o nosso cérebro consegue antecipar muitos sons e acaba por dar recompensas.

■  A música causa prazer. Isso melhora o humor, relaxa a musculatura, diminui a ansiedade e mais uma porção de coisas que, teoricamente, melhora a produtividade. A música consome bastante processamento cerebral. O nosso cérebro processa todos dados que chegam através dos sensores (olhos, língua, ouvido, etc e com a música não é diferente. Quando ouvimos música, as áreas do córtex cerebral relacionadas à linguística e à resolução de problemas lógicos são ativadas e isto pode atrapalhar certas tarefas.  Imagina que estas a conversar com alguém e escreves uma mensagem ao mesmo tempo. Sabes que vais confundir-te. Pode ser que o mesmo aconteça se estiveres a ouvir musica e a escrever uma mensagem.

■  A música torna processamento cerebral, especialmente de áreas do córtex relacionadas à linguística e à resolução de problemas, que pode piorar o desempenho de certas tarefas.


A música ajuda ou não? Depende. Depende da combinação entre a música e a tarefa.


Músicas mais adequadas para cada tarefa:

Para realizar tarefas simples, como conduzir, fazer limpeza à casa, etc a música ideal é aquela que mais gostamos. Aquela que cantamos quando estamos a tomar banho. Esse tipo de música vai aumentar o nível de dopamina no organismo e garante, assim, todos os benefícios desse neurotransmissor.
Depois existem aquelas tarefas mais complexas que envolvem escrita, leitura, etc a música ideal são aquelas relaxantes. O nosso cérebro está sempre a tentar antecipar eventos e o mesmo vale para a musica gêneros que tenham repetições e poucos vocais, como música eletrônica ou alguns tipos de jazz, que tomam menos esforço cerebral, deixando mais capacidade para processar a tarefa.


E vocês? Gostam de ouvir música? Acham que ajuda ou atrapalha na produtividade?

23 comentários:

  1. Quando é para estudar não consigo ouvir música, porque depois distraio-me facilmente. No entanto, acho que ajuda imenso a ser criativo.

    ResponderEliminar
  2. Adoro ouvir mas quando estou a fazer algo de trabalho domésticos
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. depende muito do tipo de música e daquilo que estamos a fazer :)

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto bastante de ouvir qualquer coisa enquanto faço alguma coisa ou estudo. Acho que melhora minha concentração, sei lá haha
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderEliminar
  5. Acho que depende de pessoa para pessoa, e também daquilo que estejamos a fazer. Por exemplo, consigo ouvir música enquanto faço exercício físico ou arrumo a casa ( e aí aumenta a produtividade, mas quando estou a estudar não dá, se estiver a ouvir música distraio-me.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  6. Eu costumo ouvir sempre música quando estou a estudar, e noto sempre que me ajuda a lidar com a frustração! :D

    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  7. Gostei imenso do post!
    Comigo, acho que funciono melhor com música. No entanto, quando estou a estudar para alguma cadeira mais teórica e com mais matéria, tenho mesmo de estar em silêncio para me concentrar no que estou a fazer. Se for uma cadeira mais prática para a qual esteja apenas a rever umas coisas, a música ajuda-me imenso. Mas tem de ser música sem letra, senão distraio-me e começo a cantar ahah :)

    Beijinhos, xx
    My Little Corner

    ResponderEliminar
  8. Até a um tempo atrás eu evitava muuuuito escrever no blog ouvindo música ou vendo televisão, porque eu as vezes me tropeçava. Nesses últimos meses até me reacostumei a escrever ouvindo música. Mas ainda não consigo estudar perto de televisão ou com música. Não consigo de jeito nenhum!
    Gostaria de pedir a sua contribuição na Pesquisa de Público 2017 do blog. Vou ficar muito feliz com a sua contribuição!
    BeijoCa,
    Pesquisa de Publico
    Mundo perdido da Carol
    Fan Page
    Instagram

    ResponderEliminar
  9. Oi,

    Amo produzir ouvindo musica. Pra mim ajuda dependendo, a musica até me traz inspiracão.


    Abraços...

    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  10. Ouvir musicas é maravilhoso, ela traz inspirações.
    Ótimo poste.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  11. Adorei o post! Eu acredito que pra uma boa relação da música com as atividades do dia a dia depende muito da pessoa. Eu, por exemplo, adoro editar fotos, fazer posts e faxinar a casa ouvindo músicas. Mas já em uma hora que exige maior concentração, como os estudos, por exemplo, eu prefiro o silêncio. Ao contrário de mim, tenho amigos que já conseguem estudar (e preferem) ouvindo músicas, por se concentrarem mais. É bem relativo mesmo.

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderEliminar
  12. Eu gosto muito de ouvir música quando faço minhas atividades. E para estudar matemática ela sempre me ajudou muito. Acho difícil viver sem música. Claro que também aprecio o silêncio mas não dispenso uma boa música. =D
    Muito interessante a postagem. ^^
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderEliminar
  13. No meu caso, a música ajuda e muito! Ajuda a levar as tarefas com mais descontracção e com mais gosto :)

    ResponderEliminar
  14. Tal como recomendas, quando a tarefa exige mais concentração prefiro ouvir uma música mais calminha e "discreta". Para limpezas já escolho a pirosada que me apetecer :D
    LA VEINE

    ResponderEliminar
  15. eu quando estudava era impossivel estudar e ouvir musica ao mesmo tempo , atrapalhava me imenso , ficava a olhar para o vazio sempre .
    Gosto de ouvir musica quando tou por exemplo a fazer limpezas, dá me imensa energia e ajuda imenso :)
    Beijinhos ♡ O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
  16. Olá, tudo bem? Acho isso bem relativo, vai de cada um, sabe?! Mas eu, na maioria das vezes em que estou escrevendo para meu blog, estou ouvindo música. Às vezes tenho que pausar, pois fico confusa, haha. Adorei o post!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderEliminar
  17. É algo bem relativo. A música me inspira bastante, mas prefiro escutar quando não tenho algo muito importante para fazer. Por exemplo, na maioria das vezes não consigo me concentrar quando estou estudando ou escrevendo ouvindo música. Ótimo post :D

    Beijos,
    https://jessica-alves2.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Quanto a mim a música só me atrapalha parece que só me consigo focar na música do que naquilo que estou a fazer! Prefiro o silêncio.

    ResponderEliminar
  19. Eu gosto de ouvir musicas em um momento em que não farei nada, também acho que atrapalha! Beijos♥

    floordemandacaru.com

    ResponderEliminar
  20. Olha, depende da minha fase.
    tem momentos que ajuda muito, tem outros, que é pessimo, não consigo produzir nada =(
    vai do clima!

    feliz 2017
    abraço.

    ResponderEliminar
  21. Com certeza ajuda, mas as vezes atrapalha...

    diamanteturquesa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. por acaso tambem adoro fazer td a ouvir musica, no entanto se estou a ler ou a escrever alguma coisa atrapalha-me um pouco

    ResponderEliminar
  23. A música faz bem até na hora de estudar, depois que aprendi isso minha vida mudou.
    Eu só não tenho o hábito de ouvir música pra postar, porque eu acabo me perdendo. kkk

    Chiquereza

    ResponderEliminar

Ana & The Blog
Muito obrigada por terem comentado no meu blog. A vossa opinião é muito importante.
Qualquer dúvida ou sugestão podem entrar em contacto comigo através do e-mail: iamanaaraujoo@gmail.com