Benefícios do Chá

O chá é uma bebida lendária que colhe cada vez mais seguidores em todo o mundo. Por algum motivo o chá é considerado um medicamento natural e durante séculos e séculos que  tem vindo a fazer parte da nossa alimentação um pouco por todo o mundo e incluindo na mais variadas culturas. Quando estamos doentes, os chás e as torradas são a combinação que nunca falha e que nos faz sentirmo-nos melhores, não é? Quando estamos constipadas, um chá com mel e limão é outro dos remédios caseiros. Desde sempre que me habituei a beber chá e nos últimos anos tem feito parte do meu dia-a-dia porque tem inúmeros benefícios e acabamos por incluir-lo facilmente nas nossas rotinas.


Benefícios: 

Há inúmeros benefícios no chá, para além dos seus poderosos antioxidantes, o chá ajuda ainda ajuda a melhorar os níveis de concentração, aumenta os níveis de energia ou ajuda a acalmar e a fazer a digestão, (que é o caso do chá de camomila), ajuda na prevenção de diabetes, desintoxica o organismo, previne doenças. combate a retenção de líquidos e hidrata o nosso organismo. 

Qual escolher?

Há mil e um sabores, por algum motivo até à espaços só de venda de chás, porque as combinações são infinitas. No entanto, quais é que são os chás ideias para tratar de problemas específicos. 

Camomila: tem propriedades tranquilizantes e é mais indicada para bebermos à noite ou quando precisamos de acalmar o estômago.  
Cidreira: é perfeita para combater cólicas e ainda para combater estados de nervosismo ou de insônias. 
Gengibre: para quem precisa de energia e de uma digestão mais rápida, o chá de gengibre é perfeito. 
Hortelã: ótimo para um bom funcionamento dos intestinos. 
Maçã: é delicioso  e perfeito também para ajudar na digestão. 
Valeriana: é frequentemente aconselhado e que substitui os compridos de dormir
Verde: é perfeito para acelerar o metabolismo, reduzir a gordura abdominal e para dar energia. 

Obviamente que as saquetas de chá ou as infusões de ervas são sempre as que são consideradas saudáveis. Devemos deixar o chá atuar com a água a ferver entre 3 a 5 minutos e se não o conseguirem beber sem algo doce, tentem trocar o açúcar por mel ou por um pau de canela. São adoçantes naturais e acaba por se ser bem mais benéfico para o organismo do que o açúcar.


E vocês bebem chá?! Qual é o vosso preferido? Sabiam dos benefícios de o chá faz? 

51 comentários:

  1. Nossa adoro chá e não conhecia assim tanto
    Beijinhos
    Giveaway Portugal & Ilhas
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Sou mega fã de chá e sim, os benefícios são inegáveis

    >> http://joandcompanystyle.blogspot.pt/ <<

    ResponderEliminar
  3. Eu sou completamente apaixonada por chá. Gosto Do de maracujá, hortelã, boldo do Chile...kk
    Eu queria achar o de valeriana ,mas ainda não encontrei por aqui.
    Os benefícios deles são excelentes realmente.

    Um beijoo <3

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderEliminar
  4. Sou louca por cha. Ca em casa nao passa um dia que nao beba o meu chazinho. :)
    Os meus favoritos sao cha verde, branco, ortela, gengibre, oolong e tambem gosto muito de cha de limao.
    claudiapersi.blogspot.ca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos duas, também todos os dias tenho que beber chá. Eu gosto de todos mas o meus preferidos são o de limão e frutos vermelhos :D
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Gostei do post Ana aqui em casa gosto de tomar chá de gengibre.😘 obrigada pela visita borboletando-emtudo.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  6. Gostei do post Ana aqui em casa gosto de tomar chá de gengibre.😘 obrigada pela visita borboletando-emtudo.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  7. Eu cá amoooo chá!
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Há giveaway a decorrer no blog :)

    ResponderEliminar
  8. Eu amo chá gelado. Os quentes eu não curto, porque deixa meu estômago meio atacado!
    Muito interessante o post.

    Chiquereza

    ResponderEliminar
  9. e sempre bom conhecer algumas curiosidades de coisas q gostamos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu principalmente quando gosto de algo tento pesquisar sobre mais informações :D
      Beijinhos

      Eliminar
  10. obrigada pelo comentário <3
    tem mesmo excelentes benefícios :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Ammaos chá, tem mesmo ótimos benefícios. ♥
    Beijos
    Vou Arrasar

    ResponderEliminar
  12. Eu bebo chá todos os dias, e o de camomila é o de eleição, antes de ir dormir.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Quando era pequenita só gostava de chá de limão que bebia vezes sem conta, agora já gosto de mais mas não aposto tanto neles embora este Outono e Inverno quero ver se altero isso!

    Beijinhos, Hellen ❤
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem mais que vale a pena experimentar :D
      Beijinhos

      Eliminar
  14. thx for sharing! xx
    www.soslubadem.blogspot.com.tr

    ResponderEliminar
  15. Muito obrigado querida :D

    Não sou grande apreciador de chá mas devo dizer-te que tenho adorado beber todos os dias à noite ou de camomila ou de limão :P comecei a tomar quando fiquei gripado e agora não dispenso :P

    NEW REVIEW POST | Cien: Cover Make Up Concealer Perfect Nude.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  16. Por acaso bebo menos do que gostaria. A ver se este inverno melhoro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu bebo mais chá no inverno do que no verão.
      Beijinhos

      Eliminar
  17. Apesar dos benefícios não sou grande fã de chá, sou mais menina para café!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  18. Não conhecia os benefícios :)

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Adoro chás, meu queridinho no momento é Hibisco.

    bjokas =)

    ResponderEliminar
  20. Ai...vou ter de confessar que detesto chá! A minha onda é leite, adoro leite! Mas chá...só mesmo quando estou doente ou assim!

    Beijinhos
    http://popupbyana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. Sou fanática por chás, já bebi mais o ano passado que este, mas agora que o tempo tem ficado mais fresquinho já bebi um ou outro.

    Adoro fazer infusões em casa, principalmente com mel e gengibre :D

    beijinhos
    Dash of Wonder

    ResponderEliminar
  23. O meu preferido é o chá verde bem gelado :P

    ResponderEliminar
  24. Olá tudo bem?
    Obrigada pela visita.
    Gostei do post sei que chá faz muito bem, mas não bebo muito, gostaria de
    beber mais pra relaxar.
    Beijos bom final de semana.
    http://bemcandy.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O chá é uma ótima maneira de relaxar.
      Beijinhos

      Eliminar
  25. e eu nem gosto de chá :(
    mas faz bem mesmo
    beijoos

    www.manguitarosa.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  26. Eu por acaso não gosto muito de chá :/
    Beijinho*
    Novo post no blogue
    http://thewhisperofphotography.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. quem nao ama chá?? não existe nada melhor do que chegar em casa depois do trabalho e tomar um chá a ver tv, então relaxante

    Com carinho, Renata Prado | Entre Zombies e Unicórnios |

    ResponderEliminar
  28. Eu adoro chá mas confesso que não sabia de alguns desses benefícios.
    Gostei do post.
    Beijinhos
    SORTEIO NO BLOG:http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  29. Eu sou muito de chá e desde que vim para o UK, ainda mais :D

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  30. Estou a aprender a gostar de chá.
    Xoxo
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. Eu sou a louca do chá, se eu pudesse, viveria de chá hehe
    Quando vou pra Londres sempre vou na Fortnum & Mason que tem tudo relacionado a chás. Sempre fico doida lá!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderEliminar
  32. Gosto tanto de chá! Ainda por cima sabe tão bem agora nos dias mais frios. Aww! :3

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  33. Adoro chá. Saber que tem assim tantos benefícios ainda me deixa mais satisfeita :D
    Beijinhos ❤
    EVENING BREEZE

    ResponderEliminar
  34. Really nice and informative. I also like green tea. it works wonderful;y for digestion.
    Thank you for sharing dea r:)
    xo
    Sauniya | Find Your Bliss ♡

    ResponderEliminar
  35. Eu amo chá de cidreira!
    Gostei de saber dos benefícios!
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderEliminar
  36. eu sou LOUCA por chá , tenho imensas variedades ! sei algumas coisinhas sobre cada tipo de chá.
    Adoro o chá verde, o chá de manga , o chá de cidreira, o de laranja , ai imensos mesmo !
    Amava ter pacotes cheeeeeios de chás ihih
    Beijinhos ♡ O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
  37. Preciso aprender a gostar de chá, acredita? Prefiro café, mas o chá tem muito mais benefícios. Vou testar alguns desses aí, hahaha

    http://primaverasinesqueciveis.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  38. Amo chá e por ser natural assim como vc disse no post, faz um bem danado para quem toma.. Ótimo post!
    Beijinhos caramelizados
    www.encontrodmeninas.blogspot.com

    ResponderEliminar

Ana & The Blog
Muito obrigada por terem comentado no meu blog. A vossa opinião é muito importante.
Qualquer dúvida ou sugestão podem entrar em contacto comigo através do e-mail: iamanaaraujoo@gmail.com