Dicas para estudar para os exames

Em colaboração com a Joana do blog A Joana Charmosa decidimos fazer um post dando dicas para ter sucesso nos exames.

Já pensaram alguma vez nos métodos que vocês usam para estudar? Se estão a ver que não estão a resultar, podem seguir algumas destas dicas para ver se conseguem passar nos exames que estão aí à porta.

Por vezes tudo o que precisamos é de um pouco de concentração na matéria, para ver se conseguimos compreender! Não decorar mas sim entender e perceber. O problema é quando estamos a estudar e até uma mosca nos distrai, primeiro que tudo tentem encontrar um sitio em que vocês se consigam concentrar.



1. ORGANIZA-TE

Antes de começar o meu estudo, gosto sempre de me organizar. Primeiro vejo os dias em que vou ter exame para saber o que vou estudar em primeiro. Em seguida organizo o meu espaço. Um problema um pouco grave que eu sofro é a organização do meu espaço enquanto estudo. Normalmente torna-se um pouco caótico. O que faço é arranjar recipientes para organizar o meu espaço, ou seja, um recipiente para colocar todas as minhas canetas, lápis...e uma caixa para poder arquivar todas as minhas folhas ou resumos.

2. MOTIVAÇÃO

Temos que arranjar sempre motivação, apesar de muitas vezes não termos vontade de estudar, mas temos que pensar que o exame tem de ser feito e mais vale agora do que ficar mais um ano para o fazer. E para nos incentivar podemos optar por utilizar materiais que nos transmitem alguma motivação, como por exemplo, canetas de várias cores, post its coloridos, etc
Às vezes pode parecer um pouco difícil, portanto temos que por mãos à obra e pensar que quanto mais rápido o fizermos, mais tempo temos depois para nos divertirmos.

3. SABER O QUE ESTUDAR

Para sabermos o que estudar para os exames, a melhor dica é irmos ao site do IAVE, pesquisarmos a disciplina e a respetiva matriz. Outra dica, é também resolver os exames de anos anteriores, de modo a que tenham noção do que poderá ser o vosso exame (estrutura).

4. CRIA UM "MAPA MENTAL"

Perguntam vocês o que é isto, certo? Eu explico, por exemplo, fazer resumos é uma boa ideia porque é uma forma de reunir todas as informações sobre a matéria em uma linguagem fácil e clara. A ideia do mapa mental é pegar numa folha em branco e escrever no meio dela o assunto central do estudo, e escreverem tudo o que sabem sobre isso.

5. RESPONDE A QUESTÕES

A ideia é fazer praticamente um teste, fazem várias perguntas e respondam a elas, com um certo tipo de espaço e tempo. Podem consultar os livros se precisarem pois a intenção é ajudar a perceber. Depois apaguem as respostas e voltem a responder, cada vez mais elaborada e sem ajuda. Podem também fazer fichas na internet e no livro de fichas dos manuais. Depois comparem as vossas respostas com as soluções. Se tiverem duvidas em alguma resposta consultem os vossos professores.

6. FAZER PAUSAS

Este passo também é fundamental para o vosso estudo, pois permite que vocês descansem em bocadinho dos livros e fazem uma pausa cerca de 30 minutos, em que podem aproveitar para lanchar, ouvir um pouco de música ou até verem se há alguma novidade nas vossas redes sociais.



Espero muito sinceramente que as minhas dicas sejam úteis e que definitivamente vos ajudem para os exames nacionais. 
Não se esqueçam de ir ao blog da Joana para saberem as dicas que ela dá para estudar para os exames. 
E boa sorte!!!

Beijinhos

49 comentários:

  1. Essas dicas são importantes para a organização dos estudos né?
    Gostei muito das dicas.


    Beeijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pelo post. Ajuda muito; ainda mais no meu caso que sou mãe universitária.

    Beijos..

    Jovens Mães

    ResponderEliminar
  3. organização é realmente algo importante pra se estudar. Se tentar fazer as coisas na loucura, nunca dá certo, né? adorei as dicas.

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderEliminar
  4. Suas dicas foram boas, porém me deprimiu porque lembrei que o Enem tá chegando hahahaha
    www.saibando.com

    ResponderEliminar
  5. Este post é super útil para quem ainda tem exames pela frente:) Muito bem meninas:)
    beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Excelentes dicas! Obrigada!
    Ótima semana pra você!
    Bjs,
    carolnagliati.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Ótimas dicas! Eu já não estudo mais, mas se ainda estivesse fazendo algum curso com certeza seguiria esse post!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderEliminar
  8. Boas dicas :D
    Beijinho ♥
    http://www.style2beauty.com/

    ResponderEliminar
  9. Ótimas dicas pra qualquer área de estudo! Pra mim a parte mais difícil é concentração e organização. Preciso de foco!

    Um beijo!
    Heeey, Maria! | Fanpage

    ResponderEliminar
  10. acabei os estudos o ano passado mas o tempo de exames era sempre um stress eu tentava organizar-me i quando escolhia um sitio sossegado e sem muito por onde m distrair ate corria bem

    ResponderEliminar
  11. Organização é a primeira né?
    Sempre!
    Ótimas dicas.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    ResponderEliminar
  12. Ai minhas provas começaram pra valer e estava precisando de dicas mesmo. Adorei o post :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderEliminar
  13. obrigada querida :) boa sorte para os exames, se for o caso :)

    beijinho,
    http://saymecheese.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Eu já não estudo mas são boas dicas :)
    Eu para me concentrar era sempre com música, eheh :3
    Boa sorte!

    beijinhos,
    www.wordsofsophie.com

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito das dicas, felizmente essa época já passou para mim, para já :p Beijinhos!

    NINETEEN MOONS

    ResponderEliminar
  16. suas dicas são de grande valia, tudo anotadinho aqui \o/

    http://www.16primaverasblog.com/

    ResponderEliminar
  17. Boas dicas, pena é que já não me sirvam de muito para as frequências haha

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. Gostei muito das dicas e concordo com todas, principalmente motivação. Sem ela a gente não consegue iniciar, muito menos terminar nada.
    Beijo

    Blog Lua Soares

    ResponderEliminar
  20. grazadeus isso não me pertence mais! hahahaha e nem sinto falta viu!

    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderEliminar
  21. Ótimas dicas! E se pararmos pra pensar, elas não servem apenas para os exames, mas para termos sucesso em tudo que fizermos na vida. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  22. Adorei o post! Tenho percebido que ando a perder o foco ultimamente e isso não é legal. E dicas assim sempre ajudam a fazer o tempo render mais a nosso favor!


    :***

    Patty
    Blog Cute Nails
    Fanpage Cute Nails
    Instagram

    ResponderEliminar
  23. adorei as dicas, bjs : )
    http://lanibelezafeminina.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  24. Só boas dicas! :) Por acaso sempre tive muita sorte e nunca tive grandes problemas com os exames! :)
    Estou de volta ao blogue com uma deliciosa receita! ;)
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  25. Gostei muito do post, vou mostrar para minha filha e espero que ajuda muito ela nessa fase. Obrigada pela dicas!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderEliminar
  26. Dicas maravilhosas amei
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  27. Excelentes dicas!!!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  28. Boa dica!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderEliminar
  29. Quando eu estudava, fazia resumos das partes importantes da matéria e ajudava muito nos exames.
    big beijos

    ResponderEliminar
  30. A todos que vão fazer exames, boa sorte!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  31. Aahhaha como te entendo querida. Acho que nesta fase de transição estão todos numa enorme mess :P

    Sempre fui muito metódico em relação à forma como estudo. Fazia apontamentos, apontamentos dos apontamentos, pesquisas e esquemas :P Felizmente sempre resultou :D

    NEW CITYBREAKS POST | I went: Rock In Rio Lisbon 2016.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  32. Boas dicas :)
    quem vai ter exame que as coloque em pratica e boa sorte :)

    ResponderEliminar
  33. Gostei bastante das dicas, estou sempre fazendo provas tanto na faculdade quando de concursos e gostei das dicas.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderEliminar
  34. Bons conselhos :)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  35. Boas dicas :)
    Os meus já começaram :p

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  36. Adorei as dicas. Pra mim, escrever sempre me ajudava a memorizar melhor!
    Beijos

    http://www.rabiskos.com.br/

    ResponderEliminar
  37. Vou super usar suas dicas, já que tenho que organizar meu tempo !!

    www.seteprimaveras.com

    ResponderEliminar
  38. Eu estava precisando super dessas dicas. Amei o post.
    Beijos
    www.infinitafeminice.com.br

    ResponderEliminar
  39. Amei essas dicas, eu sou do tipo de gente que se mata de estudar e na prova se dá mal por falta de atenção
    Beijos
    Lolamantovani.blogspot.com

    ResponderEliminar
  40. Ótimas dicas! Eu gosto muito de fazer resumos e responder questões, isso sempre me ajuda muito! Ah, e enquanto faço o resumo gosto de ouvir alguma música, me acalma haha
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderEliminar
  41. Ótimas dicas, valeu! ♥
    http://primaverasinesqueciveis.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

Ana & The Blog
Muito obrigada por terem comentado no meu blog. A vossa opinião é muito importante.
Qualquer dúvida ou sugestão podem entrar em contacto comigo através do e-mail: iamanaaraujoo@gmail.com